Vol. 44 Núm. 2 (2024)
Artículos

David Hume sobre a tese da transparência dos fenômenos da consciência

Vinícius França Freitas
Universidade Federal de ABC, Santo André, Brasil.
Carlota Salgadinho Ferreira
Pontifícia Universidade Católica do Rio, Rio de Janeiro, Brasil.
Biografía

Publicado 2024-11-08

Resumen

No presente artigo, avançam-se duas hipóteses acerca da posição de David Hume acerca do estatuto epistêmico da consciência. Em primeiro lugar, argumenta-se que Hume não oferece qualquer argumento explícito em favor da tese de que a mente não pode se enganar sobre um estado mental de que está consciente, e questionam-se algumas possíveis interpretações que poderiam oferecer esse argumento. Em segundo lugar, argumenta-se que Hume está comprometido com a tese de que a mente está consciente de todos os seus fenômenos mentais enquanto eles ocorrem, e explicam-se as passagens em que o filósofo parece referir-se a operações mentais não conscientes — o que contrariaria aquela tese —, a partir de uma teoria de graus de consciência segundo a vividez das percepções.

Citas

  1. Ainslie, D. C. (2012). Hume, a Scottish Locke? Comments on Terence Penelhum’s Hume. Canadian Journal of Philosophy, 42(S1), 161-170. http://www.jstor.org/stable/44814629
  2. Audi, R. (1974). The limits of self-knowledge. Canadian Journal of Philosophy, 4(2), 253-267. http://www.jstor.org/stable/40230503
  3. Bonjour, L. (1985). The structure of empirical knowledge. Harvard University Press.
  4. Broughton, J. (2008). Self-knowledge. Em J. Broughton e J. Carriero (Eds.), A companion to Descartes (pp. 179-195). Blackwell. https://doi.org/10.1002/9780470696439.ch11
  5. Calvente, S. (2021). Contra una interpretación reduccionista del método experimental de David Hume. Kriterion, 151, 55-78. https://doi.org/10.1590/0100-512X2021n15103sc
  6. Calvente, S. (2022). ‘The father of the experimental philosophy of the human mind’: Descartes and the Scottish Enlightenment’s moral philosophers. Journal of Scottish Philosophy, 20(3), 217-235. https://www.euppublishing.com/doi/abs/10.3366/jsp.2022.0337
  7. Costelloe, T. (2018). The imagination in Hume’s philosophy: The canvas of the mind. Edinburgh University Press. https://doi.org/10.1515/9781474436410
  8. Descartes, R. (2004). Meditações sobre filosofia primeira (F. Castilho, Trad.). UNICAMP.
  9. Descartes, R. (2006). Meditations, Objections and Replies (R. Ariew & D. Cress, Eds. e Trads.). Hackett Publishing Company.
  10. Freitas, V. (2022). O ceticismo de David Hume na leitura de Thomas Reid. Filosofia Unisinos, 23(3), 1-15. https://doi.org/10.4013/fsu.2022.233.01
  11. Freitas, V. (2023). A noção humiana de ‘consciência’ no Apêndice ao Tratado da natureza humana. Kriterion, 154, 191-211. https://doi.org/10.1590/0100-512X2023n15409vff
  12. Garrett, D. (2008). Hume’s theory of ideas. Em E. S. Radcliffe (Ed.), A companion to Hume (pp. 41-57). Blackwell. https://doi.org/10.1002/9780470696583.ch2
  13. Hansen, S. (1988). Hume’s impressions of belief. Hume Studies, 14(2), 277-304. https://doi.org/10.1353/hms.2011.0497
  14. Hume, D. (IEH) (2004). Investigações sobre o Entendimento Humano e sobre os Princípios da Moral (J. O. de A. Marques, Trad.). UNESP.
  15. Hume, D. (T) (2001). Tratado da natureza humana (D. Danowski, Trad.). UNESP.
  16. Husserl, E. (1970). Philosophie première: Histoire critique des idées (1a. ed.). PUF.
  17. McDonough, J. (2002). Hume’s account of memory. British Journal for the History of Philosophy, 10(1), 71-87. https://doi.org/10.1080/09608780110099877
  18. Noxon, J. (1969). Senses of identity in Hume’s Treatise. Dialogue, 8(3), 367-384.
  19. Owen, D. (2009). Hume and the mechanics of mind: Impressions, ideas, and association. The Cambridge companion to Hume (2a. ed., pp. 70-104). Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/CCOL9780521859868.003
  20. Penelhum, T. (2012). Hume, Locke and conciousness. Canadian Journal of Philosophy, 42(S1), 198-203. http://www.jstor.org/stable/44814632
  21. Qu, H. (2015). Hume on mental transparency. Pacific Philosophical Quarterly, 98(4), 576-601. https://doi.org/10.1111/papq.12125
  22. Porchat, O. (1987). Ceticismo e mundo exterior. Discurso, 16, 33-68. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.1987.37919
  23. Reid, T. (1997). Inquiry into the human mind on the principles of common sense (D. Brookes, Ed.). Edinburgh University Press.
  24. Reid, T. (2002). Essays on the intellectual powers of man (Derek Brookes, Ed.). Edinburgh University Press.
  25. Salgadinho, C. (2021). Ideias relativas, conceptibilidade e ceticismo na teoria causal de Hume. Sképsis, 22, 21-39.
  26. Stevenson, G. P. (1998). Humean self-consciousness explained. Hume Studies, 24(1), 95-129. https://doi.org/10.1353/hms.2011.0153
  27. Thiel, U. (1994). Hume’s notions of consciousness and reflection in context. British Journal for the History of Philosophy, 2(2), 75-115. https://doi.org/10.1080/09608789408570900
  28. Thiel, U. (2011). The early modern subject: Self-consciousness and personal identity from Descartes to Hume. Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199542499.001.0001
  29. Traiger, S. (1985). Hume on finding an impression of the self. Hume Studies, 11(1), 47-68. https://doi.org/10.1353/hms.2011.0002
  30. Waxman, W. (1994). Hume’s theory of consciousness. Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/CBO9780511554520
  31. Yandell, K. (1992). Continuity, consciousness, and identity in Hume’s philosophy. Hume Studies, 18(2), 255-274. https://doi.org/10.1353/hms.2011.0441